segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Visita ao Musei Frei Miguel em Luzerna

A escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagens que permanecem por toda a vida.
Tem-se muito a visão de que o mais importante é trabalhar conteúdos escolares, esquecendo-se da formação humana, dos valores morais que um sujeito deve ter, das questões de cidadania.
Hoje em dia, fala-se muito em interdisciplinaridade, a forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo. Os passeios são formas de se ajustar as necessidades da educação.
Para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências, e até mesmo da própria matemática. O importante é a escola se estruturar, não fazendo apenas mais um passeio, mas dando especificidade ao mesmo, através de uma proposta pedagógica que vise a integração do trabalho pedagógico à experiência concreta, vivida.
Foi o que fizeram as professoras Giuliana, Adriana e Elisônia, professoras do 2º e 3º ano respectivimanente, juntamente com toda equipe pedagógica da escola que levaram seus alunos a colocarem em prática os assuntos trabalhados em sala de aula.






Bezerro com duas cabeças


Os museus devem ser vistos como “espaço destinado à construção
e disseminação do conhecimento na sociedade”









O MUSEU FOI IDEALIZADO E ORGANIZADO PELO FREI MIGUEL WITTE, OFM, NASCIDO NA ALEMANHA EM 1885. VEIO AO BRASIL COMO NOVIÇO EM 1906, DEDICOU-SE AO MUSEU E A ARTE FOTOGRÁFICA. DEDICAVA TEMPO PARA AS CIENCIAS NATURAIS. EM JANEIRO DE 1971, O MUSEU FOI TRANSFERIDO DA CIDADE DE RIO NEGRO (PR) PARA O SEMINÁRIO DE LUZERNA.
EM 2002, A PROVINCIA FRANCISCANA DOOU O MUSEU PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE LUZERNA, PARA A CIDADE DE LUZERNA, PARA SEUS CIDADÃOS, SUA HISTORIA E SUA CULTURA.
O MUSEU COM MAIS DE 500 PEÇAS, E DENTE ELES MERECEM DESTAQUE UM GAVIÃO REAL, UMA ONÇA PINTADA, UM LOBO-GUARÁ, UM JABIRU, GRANDE COLEÇÃO DE INSETOS E UM ESQUELETO HUMANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado com os animais - 5º ano - Prof(a) Loreli

Com o objetivo de despertar nos alunos o interesse de aprender mais sobre alguns cuidados que devemos ter com os animais, a professora Lorel...